Muito além de Alice – 5 frases para refletir e praticar

Crédito: Portal Literialista

Oi pessoal! Hoje vou falar de um dos muitos clássicos da literatura mundial que amo de paixão e que fez parte da minha infância. Separei 5 frases do autor que me fez refletir sobre algumas coisas e resolvi dividir com vocês.Lewis Carrol (um pseudônimo, pois seu nome verdadeiro era Charles Lutwidge Dodgson) é o autor do clássico que teve sua primeira edição, na história que conhecemos hoje,  em 4 de julho de 1865 (outras fontes da minha pesquisa sugerem 1871). Foi contista, romancista, fotógrafo, poeta, desenhista, matemático e reverendo anglicano britânico (Ufa, olha aí mais um coleguinha multipotencial, hahaha). Essa foi sem dúvida, sua obra mais conhecida. Alice no País das Maravilhas foi criada tanto para o público infantil quanto para o adulto, pois é cheia de sátiras, enigmas e referências matemáticas, por isso ganhou popularidade rapidamente na época. Sua continuação, Alice Através do Espelho, também teve uma versão cinematográfica que estreiou recentemente nos cinemas. Críticas à parte, eu gosto dos filmes do Tim Burton e adorei a releitura criada por ele, ainda que não tenha sido totalmente fiel ao livro. Mas que produções são, não?

Li o livro, assisti o desenho algumas vezes, mas só quando assisti o filme me dei conta de alguns ensinamentos que passam batido quando estamos empolgados para ver os efeitos especiais, figurino, personagens…Por isso, resolvi dividir com vocês algumas frases do filme que nos confrontam dia a dia nas nossas vidas e quem sabe, não possamos olhar com mais atenção e colocar em prática? Aí vai:

“A única forma de alcançar o impossível é acreditar que é possível!”

E como não concordar quando temos exemplos como Walt Disney e Steve Jobs? Por vezes temos imensa dificuldade de tirar do papel aquilo que desejamos, seja pela autossabotagem seja pelas crenças limitantes e  as tantas desculpas que arrumamos… e aí, nada de colocar em prática. Bora quebrar essa corrente e se mexer!

“Ninguém jamais conquistou alguma coisa com lágrimas!”

A mais pura verdade. O luto, por qualquer coisa que seja, é necessário e faz parte da nossa natureza humana, mas não é o fim. A cada novo dia é uma chance a mais de poder respirar fundo, recomeçar, de poder fazer diferente pra si e para os outros.

“Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos.”

Muitas vezes só conseguimos promover um mudança verdadeira quando nos damos a oportunidade de olhar para dentro de nós mesmos e entender de onde vem esse sentimento. E acredite, pode vir da situação menos provável, de um trauma, situação, pessoa, enfim…as vezes nem é recente. Sentir medo é normal, se deixar paralisar por ele é que não é.

“Quando tiver dúvida, fique em silêncio.”

Esse aqui não vou nem comentar…e nos falta em muitas situações, uma luminária enorme no centro da nossa testa dizendo: Não, Não, Nããããooo! Oremos por essa luz em nossas vidas, meu povo! rs

“Você não deve viver a vida como outras pessoas esperam que você viva; tem que ser sua escolha, pois quando estiver lutando, você estará sozinha…”

Quem de nós não está? Dá medo, vontade de sumir, ou de não sair da cama nunca mais porque aí vai ser mais fácil. Mas não é, a coisa só piora…e aí entra a tal da coragem dando um empurrão para iniciarmos e terminarmos mais um dia bem com a gente. Não precisamos passar por tudo sofrendo desesperadamente porque eis a boa notícia: você pode escolher viver, dizendo sim e não, para você e para os outros mas em paz com a sua decisão. 

Espero que tenham curtido e se alguma frase se parece com você, nem que seja um pouquinho, deixa um comentário! Ah, e se você conseguiu promover a mudança que te faltava comenta também!

Bjs e até a próxima!